As atribuições do Gestor de Telecomunicações no CREA:

As atribuições do Gestor de Telecomunicações no CREA:

As atribuições dos que se formam Tecnólogos (Nível Superior) nesta área abrangem os itens 6 a 18 das atividades ligadas à Engenharia de Telecomunicações, previstas na resolução 218 de 29/06/1973. Ou seja, dentro da área de Telecomunicações o Gestor de Telecom pode realizar:

Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico (6); Desempenho de cargo e função técnica (7); Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica; extensão(8); Elaboração de orçamento (9); Padronização, mensuração e controle de qualidade (10); Execução de obra e serviço técnico (11); Fiscalização de obra e serviço técnico (12); Produção técnica e especializada (13); Condução de trabalho técnico (14); Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção (15); Execução de instalação, montagem e reparo (16); Operação e manutenção de equipamento e instalação (17); Execução de desenho técnico (18); Também as as atribuições previstas no item 8.

Apoio:

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Estudantes da USP - Atitude vergonhosa

Foge ao escopo deste blog, mas peço licença aos que lêem nossos posts para colocar aqui minha posição sobre o absurdo promovido por alunos da USP na noite de ontem, 27/10/2011, no campus daquela respeitada Universidade.

Conforme noticiado em toda a mídia, cito aqui como exemplo o texto publicado no G1, após diversas ocorrências violentas, onde marginais circulando livremente pelo campus da USP, que culminaram com a morte de um estudante (ver link na matéria do G1), a Universidade achou mais prudente fazer convênio com a Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo, permitindo a ação da Polícia nas vias daquela instituição de ensino superior.

A decisão do convênio foi examinada e votada pelo Conselho Gestor da USP, formado por professores e outros integrantes do corpo docente da universidade, segundo o reitor João Grandino Rodas, após o incidente que resultou no assassinato do estudante Felipe Ramos de Paiva, de 24 anos, que ocorreu na noite do dia 18 de maio, baleado por marginais quando se aproximava de seu carro em um estacionamento da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP.

Segundo a PM de São Paulo, após o convênio houve uma queda de 60% nas ocorrências policiais geradas a partir daquele campus universitário, tendo sido alertado que a ação também incluía coibir o tráfico e o uso de drogas, que são crimes previstos no Código Penal Brasileiro.

A ação injustificada de "revolta" dos alunos da USP no episódio de ontem, mais que lamentável, é demonstração da degradação moral a que vem chegando nosso País, onde prevalece a pseudo filosofia do "politicamente correto", em detrimento do socialmente justo e legalmente aceitável. Os alunos detidos ontem com drogas, não importa se usuários ou traficantes travestidos de universitários, cometeram um crime, e como tal crime Previsto em Lei é punível com detenção, assim agiu corretamente a PM de São Paulo naquele caso.

Onde está o motivo da revolta? A ação dos policiais foi injusta? Houve truculência Policial?

A estas três perguntas há apenas uma resposta: Não. Não houve motivo justo para revolta. Não. Não houve injustiça, ou arrogância, ou excesso por parte dos Policiais. Não. Não houve truculência Policial.

Então pergunto: Qual é o real motivo da revolta? Será o grito de uma minoria de irresponsáveis usuários de drogas querendo prevalecer sobre o bem estar da maioria dos dignos alunos daquela universidade? Será que deve prevalecer o desejo irresponsável de alguns em detrimento do bem comum? Será que é lícito queimar a Bandeira do Brasil e a do Estado de São Paulo para protestar contra uma ação plenamente legal da Polícia, que ali estava para garantir a segurança da população que circula por aquele campus universitário?

O Universitário, o aluno de uma Faculdade, deve ter atitudes exemplares diante da sociedade. Cabe ao Estudante do Ensino Superior buscar não apenas a formação acadêmica, mas a melhoria da Sociedade como um todo. Como podemos mudar o País se não aprendermos a agir com senso crítico, com ética, com respeito às leis, com justiça, como pessoas realmente de bem?

Um estudante de ensino fundamental ou médio tem como espelho a ser seguido os estudantes que estão em nível acima do seu. Qual é o exemplo que os "pseudo-revoltosos" (baderneiros) da USP estão dando a alunos de todo o Brasil?

Sim. Nós, alunos de nível superior das Faculdades e Universidades no Rio de Janeiro e São Paulo, somos espelho para alunos de todo o Brasil, quer queiramos ou não.

Agora os "revoltosos", prováveis maconheiros e xincheiros, da USP, travestidos de alunos, irresponsáveis usuários de drogas, minoria que mancha a boa fama dos centenas de milhares de excelentes alunos que estudam ou estudaram naquela universidade pública, queimam bandeiras, invadem prédios públicos, atacam a Polícia, vandalizam viaturas, vandalizam patrimônio público. "Rebeldes" que apóiam a "causa" da "liberdade" de fumar maconha, cheirar cocaína, deixar correr solta a droga no campus universitário, financiar a violência através do uso de drogas. Drogas que dizimam famílias, drogas que financiam a morte, drogas que destroem o futuro de milhares de brasileiros.

Eis meu ato de repúdio aos "revoltosos" "maconheiros e xincheiros" da USP.

Eis também meus parabéns aos bons alunos que não participaram e são contrários ao ato vergonhoso ocorrido ontem naquele campus, mas que infelizmente não se pronunciam abertamente com medo de represálias.

Não gosto do sr Geraldo Alckmin, governador do estado de São Paulo, mas tenho que concordar com o que ele disse em pronunciamento sobre o ocorrido: "a lei é para todos" ... "Ninguém está acima da lei” e “A respeito desse episódio, vai ser apurado, como sempre é feito na polícia. Ninguém tolera nenhum abuso. Agora, não tem nenhum estudante ferido e nós tivemos policial ferido e várias viaturas danificadas”.

E eu pergunto: É essa a atitude que devemos esperar de estudantes universitários?

Falo como Cidadão Brasileiro e como Estudante que rala trabalhando, estuda a noite e dorme 5 horas por dia, como há centenas de milhares de dignos Estudantes por este Brasil. Sinto-me enojado e envergonhado pela atitude dessa turba irresponsável que se disse estudante e cometeu tais atos insanos.

Paz e Bem!

Beny
http://gestaodetelecom.blogspot.com/
http://benypereira.blogspot.com/
http://www.youtube.com/user/gestaodetelecom
http://twitter.com/#!/gestaodetelecom/

.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Pesquisa de vagas no site infojobs

Criei links para pesquisa de vagas de emprego, segmento de telecom, no site infojobs.
A intenção é facilitar a busca com as personalizações em cima de nossa área de interesse.
Caso queira filtrar mais, basta selecionar na própria lista que surgirá as opções de Estado, Cidade, nível hierárquico, especialização, etc... oferecidos no próprio site do infojobs.
Os salários estão filtrados por valores propostos entre a faixa de 2 e 11 mil reais.

Em alguns casos inseri filtro para listar apenas Rio de Janeiro. Se você for de outro estado, basta excluir esta opção de filtro na lateral esquerda do site infojobs.

Além do infojobs, aconselho os sites do "vagas.com" e "e-panelinha". Estes sites são confiáveis e gratuitos para o usuário, que tem opção de obter serviços pagos do site ou não. Uma vantagem a mais é que, após preencher os formulários on-line, você consegue produzir seu currículo de forma ordenada e completa.

No caso do site "vagas.com", você também pode gerar automaticamente seu currículo em formato html (para visualização na tela e aproveitamento do script) ou rtf (enviado para seu e-mail cadastrado), que podem ser facilmente editados e personalizados no msword ou open-office/br-office.

Eis os links das vagas de emprego por palavra chave...
... em Infojobs:
Rio de Janeiro - telecom
pmi, pmbok, ITIL, SAP, ERP, Microsiga
msproject, autocad, cad, cadista
ccna, ccnp, cisco, LPI, Linux
CREA, gestor, gestão, trainee, junior

Paz e Bem!

Beny Pereira

http://gestaodetelecom.blogspot.com/
http://benypereira.blogspot.com/
http://www.youtube.com/user/gestaodetelecom
http://twitter.com/gestaodetelecom/
http://www.facebook.com/beny.pereira.31
http://br.linkedin.com/pub/beny-pereira/4b/715/ba2/
http://pt.slideshare.net/BenyPereira/
https://twitter.com/FiberConn

Grupo Gestão de Telecom no Linked In
.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Canal do Blog Gestão de Telecom

Para montar uma boa coletânea de vídeos sobre temas pertinentes a Gestão de Telecom, resolvemos criar um Canal no Youtube. Lá serão colocados videos publicados na internet, com os devidos créditos, e videos fornecidos por professores, profissionais e estudantes da área de Gestão de Telecom. Nossa estréia com videos será hoje à noite com a palestra do CREA-RJ, marcada para as 18:30 no auditório da FATEC - Faculdade de Tecnologia Senac-RJ.

Nota: A palestra foi excelente e muitos aproveitaram para tirar dúvidas sobre os temas apresentados. Mas... como nem tudo são flores, não foi possível postar o vídeo no tempo previsto (constava nesta postagem:"Previsão para a postagem do primeiro video: 23:30 horas do dia 20/10/2011"). Não deu tempo de editar, converter, dividir e enviar o video para o site, o que é necessário devido ao tamanho do arquivo em formato AVI (aproximadamente 750 MB). Mas a data limite para a postagem da palestra fica sendo Domingo, dia 23/10/2011. (Prometido e cumprido)
Link do Canal Gestão de Telecom:
http://www.youtube.com/user/gestaodetelecom

Paz e Bem!

Beny Pereira

http://gestaodetelecom.blogspot.com/
http://benypereira.blogspot.com/
http://www.youtube.com/user/gestaodetelecom
http://twitter.com/gestaodetelecom/
http://www.facebook.com/beny.pereira.31
http://br.linkedin.com/pub/beny-pereira/4b/715/ba2/
http://pt.slideshare.net/BenyPereira/
https://twitter.com/FiberConn

Grupo Gestão de Telecom no Linked In
.


terça-feira, 18 de outubro de 2011

A "sopa de letras" depois da faculdade...

... Pós Graduação, Lato Sensu e Stricto Sensu, Mestrado, Doutorado, MBA...
Cursos de Pós-Graduação são cursos de especialização com duração mínima de 360 horas, podendo ser concluídos em períodos entre 6 e 48 meses, conforme a instituição de ensino, o tipo de curso, e a metodologia empregada, conhecidos também como lato sensu e stricto sensu.

Os cursos de Pós-Graduação lato sensu são dirigidos a profissionais que buscam aperfeiçoamento em sua área de trabalho para aumentar sua formação, agregar valor, obter perfil para determinado tipo de função que almeja ou reingressar no mercado de trabalho, possibilitando ainda que o concluinte exerça a função de docente em cursos de nível superior, pois agregam as disciplinas de Didática do Ensino Superior e Metodologia da Pesquisa Científica.

Os cursos de Pós-Graduação são reguamentados pela resolução 1/2007, de 08/06/2007, do CNE/CES. Os normativos estão disponíveis no site do MEC, em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12899
- Resolução 001/2007 para download: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces001_07.pdf

Nos Cursos de Pós-Graduação stricto sensu o foco é a continuidade da formação científica e acadêmica nas modalidades Mestrado, com duração de 2 anos, e Doutorador, com duração de 4 anos.

No Curso de Mestrado o aluno desenvolve dissertação e cursa disciplinas coerentes com sua pesquisa. Já no Doutorado o aluno cumpre disciplinas específicas da área e elabora sua Tese de Doutorado.

Também voltado para profissionais graduados em nível superior, o MBA (Master in Business Administration) difere das outras modalidades por ter como foco a formação empresarial de executivos na área de administração e negócios, que atuam a pelo menos três anos no mercado e tenham fluência em inglês. Cursos MBA, com duração sempre a partir de 360 horas e média de 480 horas, tem por objetivo aprimorar o profissional em conteúdo técnico e de inovação tecnológica em temas que lhe são familiares e trarão à sua formação um melhor desempenho, além de capacitá-lo rapidamente para novas exigências de mercado no contexto em que atua.

Cursos de Pós-Graduação lato sensu e MBA podem ser ministrados na forma presencial ou EAD, desde que a instituição que oferta o curso seja credenciada pelo MEC.
.

Paz e Bem!

Beny Pereira

http://gestaodetelecom.blogspot.com/
http://benypereira.blogspot.com/
http://www.youtube.com/user/gestaodetelecom
http://twitter.com/gestaodetelecom/
http://www.facebook.com/beny.pereira.31
http://br.linkedin.com/pub/beny-pereira/4b/715/ba2/
http://pt.slideshare.net/BenyPereira/
https://twitter.com/FiberConn

Grupo Gestão de Telecom no Linked In
.


sábado, 15 de outubro de 2011

Vontade, Motivação e Discernimento

Assistindo ao video abaixo, onde o Professor Marins conta uma pequena história já conhecida de muitos apenas como piada, resolvi postá-lo para compartilhar a forma de distinguir a diferença entre Vontade, Motivação e Discernimento.

Por mais que tenhamos Vontade de fazer algo, precisamos distinguir entre o que é possível ser feito e qual é o limite do bom senso. Não vale aqui reproduzir a frase bíblica "Nosso Deus é Deus do Impossível", visto não ser este o foco de nosso pensamento, mas o fato de que muitas pessoas persistem no erro insano de querer algo inatingível.

Discernir entre algo que realmente precisa ser feito, e o que deve ser evitado, faz com que tenhamos Motivação verdadeira, coerente, e saibamos adequar os processos de realização para realizar o projeto que é objeto da nossa Vontade.

Peço que assista ao video e, se desejar, faça um comentário a respeito. Lembro apenas que o foco dessa abordagem não deve ser religioso, mas, se assim o enxergar, lembro-lhe outra passagem: "Não tentarás O Senhor teu Deus".



Deus não é obrigado a Salvar aquele que não quer ser Salvo.
Pois o querer de Deus respeita a nossa vontade. Isto é Livre Arbítrio
(Fonte: http://www.marins.com.br
Se você quiser ver outros vídeos do Prof. Marins é seguir o link: http://br.youtube.com/user/marinsfilho )

Para criar e realizar um Projeto devemos ter em mente que planejar algo não inclui apenas colocar no papel aquilo que imaginamos fazer, mas também desconstruir este projeto em busca de erros a serem corrigidos, e soluções para possíveis contratempos. Assim conseguiremos consistência no fazer e poderemos passar da simples Vontade e Motivação para o Sucesso na realização do Projeto.

Pergunto:
Até onde planejamos de forma consistente nossos Projetos Pessoais e Profissionais?
Analizando nossas realizações e fracassos, o que realmente fez a diferença para obtermos estes resultados?
.

Paz e Bem!

Beny Pereira

http://gestaodetelecom.blogspot.com/
http://benypereira.blogspot.com/
http://www.youtube.com/user/gestaodetelecom
http://twitter.com/gestaodetelecom/
http://www.facebook.com/beny.pereira.31
http://br.linkedin.com/pub/beny-pereira/4b/715/ba2/
http://pt.slideshare.net/BenyPereira/
https://twitter.com/FiberConn

Grupo Gestão de Telecom no Linked In
.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Motivação e Auto-Motivação - Parte 1

Inúmeras teorias são publicadas sobre Motivação. Entre as mais aceitas está a Teoria de Maslow e algumas de suas variantes. Falar sobre elas diretamente, muitos já o fizeram. Minha abordagem é menos pretensiosa e tem o objetivo de colocar observações sobre como pessoas são motivadas a fazer coisas. Não espere conclusões mirabolantes, mas apenas pequenas análises e questionamentos que nos dêem pistas de como melhorar o desempenho de pessoas e o nosso próprio no dia-a-dia.

Algumas poucas regras:
Vou discorrer o tema através de faixas etárias e faixas de interesse. Propositadamente apresentarei em alguns casos duas abordagens diferentes. E alguns textos poderão ser revistos e corrigidos.

As postagens poderão ser comentadas, mas reservo-me o direito de publicar ou não tais comentários, o que não é uma forma de censura, mas o foco que pretendo manter aqui. Além do fato de que este blog não é uma democracia, mas um espaço que deve ser respeitado por quem o visite, assim como respeitamos a casa daqueles que visitamos.

1 - A criança que existe em nós.

Observar o comportamento da criança é, ao mesmo tempo, extremamente educativo, divertido e nos faz um bem imenso, tanto no campo emocional quanto para transpor esta experiência para processos de análise.

Uma esponja recém produzida.
Esta é a melhor definição da avidez com que uma criança vivencia suas experiências desde o ventre materno. Cientistas comprovam que o feto consegue compartilhar sentimentos e sensações já no 3º mês de gestação. E ao recém-nascido nada que lhe desperte necessidade ou interesse passa despercebido. É bem verdade que seu interesse maior é suprir suas necessidades básicas, como qualquer filhote de qualquer espécie. Mas a curiosidade e a facilidade de assimilar processos são surpreendentes nessas coisas maravilhosamente fofas que Deus colocou em nossas vidas.

Um líder ou um déspota em miniatura?
A capacidade de um recém nascido, que não sabe falar, andar, escrever, ou fazer qualquer outra coisa, de nos mobilizar em torno dele é algo a se pensar. Ele vira o centro das atenções onde chega e cativa a todos com seu sorriso e simpatia. Atrai e motiva a todos apenas com um olhar. Impressiona a forma como sabe, sem uma única palavra, conseguir que lhe sirvam, mesmo que ele não saiba determinar o que deseja ou necessita. Eis um líder nato. E todos sem exceção já o fomos, até os que perderam este talento pelo caminho.

Ah. Mas esta criaturinha também é um déspota em miniatura. Tira-nos o sono quando quer e bem entende. Grita conosco a qualquer hora e sem motivo aparente. Faz de nós "gato-e-sapato" e nos vira a vida pelo avesso, determinando nossos ritmos e nossos projetos sem sequer perguntar o que pensamos sobre isto. Parece exagero, mas quem já teve ou tem um desses imperadores sob seu teto sabe que essa é uma louca e gostosa verdade (embora às vezes nos desespere - risos).

Qual líder não sonha em ter o carisma de um bebê e conquistar a atenção, compreensão, colaboração e presteza que este maravilhoso projeto de gente consegue ter sem o menor esforço?

Qual ditador não sonha em ter a colaboração insana daqueles que o rodeiam, sem qualquer medo de traição?

Será que não temos muito que aprender ao observar este pequeno líder?

continua . . .

Paz e Bem!

Beny Pereira

http://gestaodetelecom.blogspot.com/
http://benypereira.blogspot.com/
http://www.youtube.com/user/gestaodetelecom
http://twitter.com/gestaodetelecom/
http://www.facebook.com/beny.pereira.31
http://br.linkedin.com/pub/beny-pereira/4b/715/ba2/
http://pt.slideshare.net/BenyPereira/
https://twitter.com/FiberConn

Grupo Gestão de Telecom no Linked In
.

sábado, 1 de outubro de 2011

O Tecnólogo em Gestão de Telecomunicações

Nem todos os amigos estão sabendo, mas após 30 anos voltei a estudar em um curso de formação regular. Passei 2 anos pesquisando o mercado e preparando o bolso para as despesas que viriam.

Fiz as provas do ENEM em 2010 e obtive 712 pontos, mesmo sem ter feito qualquer cursinho preparatório, graças à boa formação em escola pública de qualidade, que na minha infância e adolescencia era regra, não excessão, e claro... ao meu esforço em aprender e aproveitar ao máximo o que os ótimos professores tinham a acrescentar.

Com a boa pontuação obtida no ENEM-2010, pleiteei bolsa pelo sistema PROUNI, mas a única opção mais próxima de Telecomunicações e TI disponível para inscrição era de Tecnólogo em Redes de Computadores (Faculdade Gama e Souza - Bonsucesso/RJ) que, apesar de ser em uma boa e séria instituição de ensino, não era exatamente o meu foco. Foi quando, na 2ª semana de aula, recebi um e-mail de divulgação do Senac-RJ, divulgando desconto de 50% para os cursos de Gestão de Telecom e Gestão de Redes de Computadores na FATEC - Faculdade de Tecnologia Senac - e óbviamente abracei a oportunidade. Fiz minha inscrição no curso de Tecnólogo em Gestão de Telecomunicações na turma 2011.1.

Sinceramente. O curso de Gestão de Telecom abrange muito mais do que eu esperava, apesar de ser uma atividade especialista. O campo de aplicação é vasto dentro da área de Telecomunicações e de TI e a grade curricular mostra uma formação que cobre bem as necessidades do mercado, basta pesquisar no site da Fatec para entender o que eu digo.

Outro ponto importante na minha escolha é que, além do reconhecimento do MEC, o CREA-RJ já reconhece a formação de Gestor em Telecomunicações, constante da Resolução 473/02 do CONFEA, atualizada em 11/12/2009, e permite inclusive que os alunos façam suas inscrições na entidade na modalidade Estudante.

Bem. Mas o que faz mesmo o Tecnólogo em Gestão de Telecomunicações?

Nota: Para esta parte, devido ao grande número de pessoas que tem buscado informações sobre as atribuições dos Gestores em Telecomunicações, criei uma nova postagem na madrugada de 27/05/2013, reproduzindo exposição sobre o assunto que passei à Head Hunter Frima Steinberg, da Steinberg Consultoria RH:
http://gestaodetelecom.blogspot.com.br/2013/05/as-atribuicoes-e-formacao-do-gestor-de.html

Resumo da ópera... Estou satisfeito em ter optado por fazer este curso e torcendo para chegar logo 2013, ano previsto para a conclusão da faculdade.

PS.: Hoje, 30 de setembro de 2011, faço 50 anos.
Deus Abençoe a todos.

Paz e Bem!

Beny
http://gestaodetelecom.blogspot.com/
http://benypereira.blogspot.com/
http://www.youtube.com/user/gestaodetelecom
http://twitter.com/#!/gestaodetelecom/
https://www.facebook.com/beny.pereira.31

Links:
http://app.crea-rj.org.br/creaEventos/CMS.do?idSecao=3
http://www.crea-rj.org.br/wp-content/uploads/2011/07/tabelatitulos.pdf (página 2)

Apoio:

Apoio: