As atribuições do Gestor de Telecomunicações no CREA:

As atribuições do Gestor de Telecomunicações no CREA:

As atribuições dos que se formam Tecnólogos (Nível Superior) nesta área abrangem os itens 6 a 18 das atividades ligadas à Engenharia de Telecomunicações, previstas na resolução 218 de 29/06/1973. Ou seja, dentro da área de Telecomunicações o Gestor de Telecom pode realizar:

Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico (6); Desempenho de cargo e função técnica (7); Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica; extensão(8); Elaboração de orçamento (9); Padronização, mensuração e controle de qualidade (10); Execução de obra e serviço técnico (11); Fiscalização de obra e serviço técnico (12); Produção técnica e especializada (13); Condução de trabalho técnico (14); Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção (15); Execução de instalação, montagem e reparo (16); Operação e manutenção de equipamento e instalação (17); Execução de desenho técnico (18); Também as as atribuições previstas no item 8.

Apoio:

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Projetos Integradores em Gestão de Telecomunicações

Estou finalmente concluindo minha Graduação. Parece que foi ontem o início dessa batalha.

Vou postar neste tópico minha contribuição com projetos elaborados durante a faculdade. Em um primeiro momento, apenas o título, período, resumo e participantes e, conforme minha disponibilidade de tempo, disponibilizarei um link para cada trabalho.

1 - Projeto de Sistema, Rede Telefônica e Acesso - Criação de Centro de Treinamentofevereiro de 2011 – julho de 2011

Elaboração de Projeto para criação de um Centro de Treinamento de nível técnico, planejando desde a localização, construção da edificação e infraestrutura de treinamento, até a seleção de cursos adequados às necessidades do mercado de telecomunicações, com formação teórica e prática de profissionais técnicos qualificados para absorção imediata em atividades de campo.

Equipe: Beny Pereira e Sandro Maciel

2 - Gerenciamento de Implantação de Projeto de Sistema de Telecomunicações - Interconexão de unidades remotas de assistência médica de pessoas em situação de risco social.
agosto de 2011 – dezembro de 2011

Tomando por mote a necessidade de interconexão de unidades remotas de assistência médica de pessoas em situação de risco social, administrada por entidade não governamental com abrangência internacional, criamos um projeto que visava atender às necessidades de transmissão de voz e dados para análise de resultados clínicos e que pudesse promover diagnósticos mais rápidos e precisos.

Nosso modelo foi a ong Médicos Sem Fronteiras. Não obtivemos dados desta ONG fora o existente em seu site, porém pesquisamos as necessidades padrão de transmissão e recepção de dados a partir de áreas remotas e sem recursos de infraestrutura na região a ser atendida.

Dentro dos parâmetros observados acima, optamos por projetar um sistema híbrido onde o atendimento remoto fosse feito via satélite e o tráfego das informações, ao chegar aos centros de referência da entidade, fossem retransmitidos por F.O para as equipes de apoio, onde essa estrutura estivesse disponível.

Equipe: Beny Pereira, Johnson Bonfim, Márcio Alexandre, Neemias Rocha e Raphael Cavalcante

3 - Projeto e Gerenciamento de Implantação da Infraestrutura Física e Lógica de um Data Center
fevereiro de 2012 – julho de 2012

Projetar e gerenciar a implantação de infraestrutura para redes de dados, voz e imagem, sistemas de comunicação de transmissão digital, em nível TIER 3.

Realizar levantamento de dados conforme a necessidde do Cliente, conceber serviços e produtos a serem oferecidos, planejar e estruturar estratégias comerciais e de marketing, definir a tecnologia a ser empregada na estruturação do negócio, elaborar projeto e execução dos sistemas físicos e lógicos de transmissão de dados e telefonia, elaborar projeto e execução de infraestrutura operacional, de segurança, facilidades e serviços do Data Center, elaborar projeto e execução de recuperação de desastres, definir procedimentos de SLA

Equipe: Beny Pereira, Bernardo Castanheira, Claudio Antonio, Elcir Tavares de Almeida, Gustavo Roberto Alves da Silva, Jeferson Ferreira, Jefferson Faria, Johnson Bonfim, Jorge Roberto Carneiro, Marcela Cardoso dos Santos Câmara, Neemias Rocha, Paulo José de Lima Loureiro, Raphael de Lima Cavalcante, Sandro Maciel, Victor Hugo Conde

4 - Gerenciamento de Implantação de Projeto de Sistema de Transmissão por Microondas - Soluções Wireless com Foco em Grandes Eventos
agosto de 2012 – dezembro de 2012

Projetar e gerenciar a implantação de transmissão de sistemas de telecomunicações em microondas com foco nos grandes eventos que ocorrerão no Brasil de julho/2013 a julho/2016, visando reduzir o impacto sobre a rede existente e atender à grande demanda provocada pelo aumento sazonal de usuários durante os dias de realização dos eventos previstos.

Elaboramos solução modelo utilizando micro-ERBs em unidades transportáveis, devidamente licenciadas junto à Anatel, com posicionamento estratégico e interligadas à infraestrutura da operadora contratante, visando reduzir o impacto da demanda gerada por estes eventos.

A tecnologia utilizada tem previsão de transbordo de dados por Wi-Fi dentro e fora dos locais do evento em raio externo de até 500 metros, e micro-ERBs utilizando tecnologias de transmissão 3G e 4G abrangendo perímetro de até 3 Km nas vias de aproximação do local do evento.

A modularidade e mobilidade do projeto permite adequação rápida a partir de estudos dos perímetros de aproximação dos locais dos eventos em cada uma das cidades sede.

Equipe: Beny Pereira, Bernardo Castanheira, Jeferson Ferreira e Orlando Bruno Martino

5 - Micro-ERB Transportável - Projeto de Criação, Implantação e Gerenciamento de Serviço
fevereiro de 2013 – julho de 2013

Projetar a Criação, Implantação e Gerenciamento de Serviço Micro-ERB Transportável, tendo como foco principal o atendimento às necessidades de grandes eventos, utilizando o equipamento como suporte extra à infraestrutura existente, e foco adicional em suprir necessidades emergenciais como equipamento de backup.

O projeto de Micro-ERBs Transportáveis, devidamente licenciadas junto à Anatel, com posicionamento estratégico e interligadas à infraestrutura da operadora contratante, visa reduzir o impacto da demanda gerada por eventos e situações emergenciais/atípicas, é um aprofundamento baseado em nosso projeto anterior, Gerenciamento de Implantação de Projeto de Sistema de Transmissão por Microondas.

A Micro-ERB Transportável utilizará tecnologias de transmissão 2, 3 e 4G, alcance projetado programável de 500 a 1.500 metros de perímetro, e links projetados em F.O. e R.F para conexão com a Operadora, tornando a utilização do equipamento bastante flexível.

A modularidade e mobilidade do projeto permite adequação rápida a partir de estudos dos perímetros de aproximação dos locais dos eventos em cada uma das cidades sede.

Equipe: Beny Pereira, Gustavo Roberto Alves da Silva, Johnson Bomfim, Marcela Cardoso dos Santos Camara e Neemias Rocha

6 - Projeto Comercial de FTTH para Hotéis e Condomínios
agosto de 2013 – Até o momento

Objetivo: Prover infraestrutura em fibra ótica até o ponto de uso efetivo do sistema de telecomunicações (residência, escritório do cliente, quarto de hospedagem)

Serviços que estarão disponíveis: Telefonia fixa trafegando sobre VoIP, Video Conferência, Tráfego de dados (web) em alta velocidade, e Cable TV / IPTV em HD/Full HD, Sistemas de monitoramento e autenticação remoto de acesso, Sistemas M2M

Equipe: Beny Pereira, Gustavo Roberto Alves da Silva, Marcela Cardoso dos Santos Camara, Neemias Rocha e Sandro Maciel

Preview de parte do esboço da apresentação do projeto integrador 6:














Paz e Bem!

Beny Pereira

http://gestaodetelecom.blogspot.com/
http://benypereira.blogspot.com/
http://www.youtube.com/user/gestaodetelecom
http://twitter.com/gestaodetelecom/
http://www.facebook.com/beny.pereira.31
http://br.linkedin.com/pub/beny-pereira/4b/715/ba2/
http://pt.slideshare.net/BenyPereira/
https://twitter.com/FiberConn

Grupo Gestão de Telecom no Linked In
.

Apoio:

Apoio: